FADICT

Vantagens para fazer um curso técnico de qualidade:

1 - Menos tempo
Ao invés de passar quatro, cinco ou seis anos dentro de uma graduação tradicional, o estudante vai ficar de 18 a 24 meses. Ou seja, uma otimização de tempo e um estímulo para um aprendizado mais eficaz. A menor duração dos cursos já foi pontuada em outros itens, mas merece uma categoria só para ela. Afinal, é muito bom começar as aulas sabendo quanto tempo falta para sua qualificação, gerando até alguns benefícios pessoais, como maior entusiasmo no decorrer dos semestres, motivação pelas oportunidades de serviço que a conclusão do técnico oferece e menor desgaste ao equilibrar rotina com estudos. Aqui entra a frase de senso comum “qualidade não é quantidade”. Não adianta escolher um curso com anos de duração se o aprendizado é incompatível com suas necessidades e exigências. Por isso, pesquise antes de escolher e entenda: as exigências de estudo complementares às aulas e as possibilidades de horário e encaixes no seu dia a dia.

2 - Mais rápida inserção no mercado de trabalho
Menos tempo dentro do curso pode significar chances mais rápidas de inserção no mercado de trabalho. Ao invés de trabalhar apenas ao término da graduação tradicional, o profissional, ao sair do aprendizado técnico, que tem duração menor, pode já estar empregado. Além de qualificar, o curso técnico é a opção mais próxima do mercado de trabalho, criando uma “ponte” entre o estudante e as empresas. Essa conexão é feita por meio de programas com instituições e empresas parceiras, que oferecem:
• estágios de acordo com as atuações possíveis;
• vivência prática no setor;
• trabalhos efetivos de acordo com a rotina do aluno;
• opções com maior facilidade para conseguir seu lugar.
Vale ressaltar que os profissionais com formação técnica sobressaem em relação a outros candidatos que não receberam base para o trabalho. Querendo ou não, existe competição na hora de conseguir um bom emprego, então o curso técnico aumenta suas oportunidades de trabalhar e ganhar um bom salário na área do seu interesse.

3 - Um passo para a universidade
Fazer o curso técnico é basicamente um passo para entrar naquela área numa universidade. Muitas vezes, um aprendizado é aliado ao outro, como por exemplo quando muitas pessoas fazendo um curso técnico em Enfermagem e, posteriormente, ingressam em Enfermagem Superior, em uma instituição de ensino superior.

4 - Qualificação Profissional
O certificado comprova a conclusão do curso, os ensinamentos e habilidades comprovam a sua aptidão para trabalhar na área. Assim, ambos formam um conjunto que destaca o currículo na hora de procurar emprego ou mudar de profissão.
Os cursos técnicos são pontos de partida para a qualificação, oferecendo tanto aprendizado quanto contato com o mercado, uma conexão que constrói benefícios como:
• preparo do estudante nas atividades específicas daquela área;
• conhecimento do trabalho em menor tempo investido;
• imersão no mercado de trabalho, gerando experiência;
• contato com empresas, colegas e clientes capazes de gerar um bom networking.

5 - Conhecimento sobre a Área
Outro ponto interessante é a oportunidade de contato que o técnico oferece. Se você não tem certeza sobre a área que deseja seguir, o técnico serve para tirar suas dúvidas, oferecendo uma experiência mais rápida para você aprender e entrar no mercado de trabalho. Além disso, a empregabilidade de profissionais que possuem o certificado do curso técnico é maior do que trabalhadores que não investiram na qualificação.
Imagine, por exemplo, começar o técnico em enfermagem e já atender pacientes em hospitais, ou cuidar de enfermos por home care logo após as aulas. Talvez você prefira cursar técnico em administração e trabalhar em uma empresa de grande porte, entendendo o funcionamento das atividades internas. Outra opção é fazer o curso de radiologia, que oferece oportunidades de trabalho em hospitais, ambulatórios, clínicas e centros de pesquisa. Se essa experiência for positiva, será maravilhoso descobrir cedo a sua vocação e o ambiente em que deseja construir a sua carreira!

6 - Investimento Acessível
Os cursos técnicos têm custo menor justamente pelas menores duração e carga horária. As mensalidades podem variar de acordo com a capacitação escolhida, mas tendem a ser menores que as graduações tradicionais.
Claro que o fato de investir dinheiro e tempo em uma qualificação deve ser considerada, principalmente se é você quem vai pagar o curso e precisa equilibrar o serviço e as aulas. Uma das vantagens de fazer um curso técnico é a acessibilidade quanto aos valores, variando de acordo com a área escolhida, porém, com opções em pagamentos que não prejudicam o orçamento no final do mês. Além disso, muitas instituições oferecem provas para bolsas e descontos durante os semestres.

7 - Equilíbrio entre Teoria e Prática
Já dissemos as vantagens de atuação que o curso técnico oferece, porém, muitas escolas trabalham não só com parcerias para estágios, vivência etc., mas também com uma didática para formação completa entre teoria e prática, preparando o aluno para o mercado de trabalho.
Afinal, não há como formar um radiologista sem treiná-lo para criar familiaridade com equipamentos de uso cotidiano para o trabalho, ou uma enfermeira sem que ela tenha contato prévio com pacientes e vá para o mercado de trabalho sem saber se direcionar ao enfermo.
Esse diferencial é um dos mais importantes entre os benefícios do curso técnico, afinal, em muitas faculdades de ensino superior, ou mesmo em cursos profissionalizantes,o aluno não tem o mesmo tempo de atividades práticas, algo que é essencial para uma formação de qualidade

8 - Diferencial no Futuro
Se você chegou até aqui, entendeu que o curso técnico, além de ser reconhecido como qualificação, te prepara para atuar e conhecer a área. Porém, outra questão é a validade do aprendizado em momentos distintos da vida. Afinal, o curso técnico pode ser um diferencial no primeiro emprego ou pode ajudar o estudante a se destacar em processos seletivos.
Além disso, o curso também pode ser um passo importante para quem deseja crescer na área, já que ele oferece destaque ao profissional, que passa a receber uma remuneração que supera 20% quando comparado com um trabalhador sem formação técnica.
A validade do técnico é infinita, afinal, não é apenas um curso, é uma qualificação profissional que desenvolve suas habilidades, aprimora conhecimentos e trabalha com sua formação de carreira. As vantagens de fazer um curso técnico sempre estarão presentes na sua caminhada profissional e pessoal! O curso técnico é cada vez mais solicitado e bem visto no mercado de trabalho e nas instituições de ensino. Gostou da nossa lista de vantagens de fazer um curso técnico? Se você se interessou pelo ensino técnico, entre em contato com a gente e confira as opções que separamos para você!

Área do Aluno
Área do Professor