FADICT

Lic. Pedagogia

PEDAGOGIA – EM TRAMITAÇÃO NO MEC

1. CONCEPÇÃO DO CURSO
O curso de Pedagogia, Licenciatura tem como concepção de formação a docência para o magistério da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a possibilitar, a partir dessa base formativa, o aprofundamento na gestão educacional como faces complementares de uma mesma e única formação, mais completa e integrada na construção do processo educacional.

Nesse sentido, acredita-se que estará se invocando uma concepção de Pedagogia como ciência da educação, que se situa na área das ciências humanas e sociais, a partir da compreensão do homem como um ser biológico e social, para se chegar à constituição do homem educador, visto como ser o ser que aprende e ensina a palavra escrita e falada, os saberes matemáticos, geográficos, históricos, artísticos, corporais e científicos, mas também e, sobretudo, os saberes do mundo, sobre aqueles que se edificam o homem como ser participante e comprometido com a transformação de sua comunidade e sociedade, sendo ela uma instituição escolar ou não escolar.

2. OBJETIVO GERAL DO CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA
O Curso de Pedagogia, Licenciatura tem a finalidade de formar e qualificar educadores para a docência da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como para exercer funções de magistério nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, tais como nas funções de gestores atuando em instituições educacionais na esfera pública ou privada.
A partir dessa visão integrada de formação do pedagogo, que considera a gestão educacional como um aprofundamento da docência, o curso tem os seguintes objetivos específicos:

3. CAMPO DE ATUAÇÃO DO LICENCIADO EM PEDAGOGIA
A área de atuação profissional principal é a docência nas instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não-governamentais, na educação básica e no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógicas, com competência técnico-científica.

4. EMENTÁRIO - Clique aqui para baixar

5. MATRIZ CURRICULAR - Clique aqui para baixar
Área do Aluno
Área do Professor