FADICT

Nossa História

Histórico e desenvolvimento da Instituição de Ensino


A história do processo de implantação da Faculdade de Direito, Ciência e Tecnologia Santa Maria Madalena - FADICT é o resultado de um trabalho, motivado pelo grupo de sócios da Faculdade de Direito, Ciência e Tecnologia LTDA, empenhados na concretização de um novo projeto, que para a região de Maceió, significativamente promissora do Estado de Alagoas, que, consciente do desafio que teria pela frente, mas sabedores também de que numa economia de mercado a palavra oportunidade reveste-se em termos concretos, na medida e proporção com que o empreendedor estabelece a análise das forças que atuam contra e a favor na fase inicial da criação de uma organização, os sócios da Faculdade resolveram enfrentá-lo.

Também por entender que a realidade desse mercado, geralmente é muito competitiva, visto que só sobrevivem aquelas organizações que estejam verdadeiramente voltadas para a sociedade, vivendo a sua relação de negócios com qualidade técnica, comprometimento, responsabilidade, ética e outros valores, a FADICT se torna o ponto culminante de decisão dos dirigentes da mantenedora para com a viabilização do processo de seu credenciamento e da autorização dos cursos definidos neste PDI, além das providências para a implementação das instalações físico-materiais da IES, com o firme propósito de que a organização educacional pretendida se constitua verdadeiramente num lugar onde se ensine e se aprende continuamente de forma democrática, humanizada, ética e comprometida com a inclusão social, os direitos humanos, a sustentabilidade econômica, social e ambiental e a consequente melhoria da qualidade de vida e de entendimento da condição humana no planeta Terra.

Assim sendo, desde o início dos contatos em prol do credenciamento da Faculdade, preocupou-se em estabelecer a comunicação dialógica entre seus pares, bem como estabelecer critérios básicos para a busca e contratação de uma equipe de profissionais docentes e administrativos que correspondesse aos princípios, filosofia e objetivos traçados para este novo empreendimento. Contudo, a FADICT, a partir de seu credenciamento, se preocupará com uma educação voltada para o auto aperfeiçoamento e para a prática de uma liberdade consciente e adequada a uma nova realidade, favorecendo ao longo das experiências de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da autoconfiança, da solidariedade e da capacidade criativa dos indivíduos. Isto significaria formar pessoas críticas e responsáveis e, não indiferentes ou conformadas com o mundo em que vivem, bem como, pessoas conscientes de seu espaço de criação e de sua capacidade de transformação da sociedade.

Nesta perspectiva, a FADICT caracteriza-se inicialmente em proporcionar aos futuros acadêmicos as oportunidades de desenvolver competências que lhes possibilitem a inserção concreta no mundo do trabalho, assim como a possibilidade real de participarem numa sociedade altamente competitiva, munido das habilidades necessárias. Isto quer dizer, ser responsável pela concretização do perfil de profissionais a serem formados e colocados no mercado de trabalho, com capacidade laborativa, consciência de sua condição humana e comportamento ético.

Buscando entrelaçar os três pilares que definem uma IES - ensino, investigação técnico-científica e extensão -, a FADICT se propõe em atender ao novo desafio contemporâneo - o empreendedorismo, em sintonia com as transformações atuais, principalmente porque a era da globalização traz mudanças que atingem todo o planeta e que devem ser consideradas. Conseqüentemente, a Faculdade, caracteriza-se como uma organização educacional que pretende fazer a diferença, satisfazendo a sociedade e conquistando o mercado. Entende, portanto, que para ser bem sucedida, precisará continuamente criar motivações e inspirar sua equipe de trabalho, uma vez ser ela desde o início, o seu maior valor agregado.

Isto posto, posiciona-se a FADICT como uma instituição de ensino superior compromissada com a visão caracterizada pelo conhecimento do cenário e tendências sócio-econômica-cultural das regiões do Estado de Alagoas e do país, desvelando e prevendo pela análise crítica, o ambiente futuro em que a IES se situará, não menosprezando o fato de que a visão imediata deverá ser renovada constantemente, inicia, neste ano de 2014, a sua história, dando o primeiro passo com o pedido de credenciamento da IES e autorização dos cursos de Administração, Pedagogia, Serviço Social e Direito, junto ao ministério de Educação.



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