FADICT

Administração

ADMINISTRAÇÃO – EM TRAMITAÇÃO NO MEC

O projeto pedagógico do Curso de Bacharelado em Administração foi elaborado tendo como referências as Diretrizes Curriculares Nacionais. Entende-se, nesta Proposta, que o Curso deve formar profissionais com visão ética, humana, estratégica e empreendedora para atuar no mercado local, regional, nacional e global. Para tanto, o Curso de Administração da FADICT foi concebido em uma matriz curricular que visa não só cumprir as novas regulamentações, como também, priorizar uma formação mais humanista dos estudantes e atender as novas necessidades do mercado, que demandam um profissional mais qualificado, com uma visão mais integral da gestão, o que exige alinhar a formação escolar seguida pela qualificação dada pela prática do trabalho.

Desta forma, acredita-se conceber um curso que será orientado por um currículo moderno, flexível, atualizado e sintonizado com essas necessidades que o cenário organizacional contemporâneo acena. O Curso de Administração da FADICT tem a proposta de oferecer formação generalista, que permita o aluno desenvolver as habilidades e competências a partir do incremento da cultura científica baseado nos princípios das ciências sociais.

O curso de Administração permite uma perfeita passagem multidisciplinar ao acadêmico, possibilitando a construção da inteligência global do aluno permitindo que o mesmo seja capaz de produzir e visualizar a realidade em diferentes ambientes e setores, de acordo com as especificidade da região a qual ele estará inserido.

Atendendo a resolução nº 04/2005 do CES/CNE, o curso tem a seguinte distribuição geral em suas disciplinas: Conteúdos de Formação Básica, Conteúdos de Formação Profissional, Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias, Conteúdos de Formação Complementar e estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando. Demonstrado em sua grade curricular que o curso propõe um modelo alternativo interdisciplinar baseado em premissas pedagógicas direcionadas a formar pessoas que sejam funcionais e produtivas à sociedade e ao sistema econômico de forma comprometida ética e responsável.

O currículo do Curso de Administração proposto pela FADICT abrange os conteúdos básicos essenciais preconizados pela legislação educacional na medida em que promove uma articulação do ensino das disciplinas de formação tradicional com as novas linhas do conhecimento de formação interdisciplinar, através de uma proposta pedagógica que privilegia o ensino democrático/participativo com enfoque nos alunos, o que possibilita a estes não só absorver o conhecimento da área de gestão consolidado, como também viabilizar conexões que possibilitem, através do moderno conhecimento tecnológico, captar e compreender a complexa realidade social em que se vive e o ampliadíssimo universo de informações que influem no processo de tomada de decisão no mundo organizacional.

O curso busca introduzir um tratamento interdisciplinar dos conceitos, através da integração das disciplinas, de forma que estudos realizados em um dado setor do conhecimento, desde logo, repercutam nos demais, formando um todo indivisível. O currículo apresenta, também, a possibilidade de realização de atividades complementares, no decorrer do Curso, que visam estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, incluindo projetos de pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, módulos temáticos, seminários, simpósios, congressos, conferências, trabalhos sociais voluntários, cursos a distâncias, acompanhamento em audiências, além de disciplinas oferecidas por outros cursos, outras instituições de ensino, ou de regulamentação e supervisão do exercício profissional. Constituem-se, portanto, em relevante instrumento para a complementação dos conteúdos básicos trabalhados em sala de aula, tendo por fim propiciar ao acadêmico o enriquecimento do saber de forma extracurricular, consoante sua escolha e preferência. Partindo do entendimento de que um curso é um percurso, faculta-se a cada aluno um grau de liberdade que lhe permita contemplar, além da formação em área específica do saber, uma formação complementar em outra área, uma vez que os conhecimentos característicos de uma área de atuação profissional incluem também o de campos de saber próximos.

O Curso de Administração da FADICT tem como balizadores da gestão e do desenvolvimento de suas ações educacionais os seguintes objetivos:

Objetivo Geral

Possibilitar aos estudantes uma formação generalista, pautada em competências e habilidades, pessoais e profissionais, respaldadas em valores éticos, de cidadania, tornando-os aptos a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, tendo os pressupostos teóricos e práticos das Ciências da Administração como suporte para a atuação pessoal e profissional.

Objetivos Específicos

Aprimorar a percepção do aluno quanto as funções estratégicas de todos os setores das organizações.

1. Proporcionar aos alunos ingressos no curso, conhecimentos teóricos e práticos nos diversos campos da Administração.
2. Promover a assimilação de valores que expressem responsabilidade social, justiça e ética, no trato do exercício profissional.
3. Despertar nos estudantes de Administração a compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.
4. Formar profissionais que possam responder às demandas da cidadania e do desenvolvimento econômico e científico a partir da área de administração.
5. Desenvolver no futuro egresso a capacidade empreendedora e a cultura da livre iniciativa como forma de inserção no mercado de trabalho.
6. Aprimorar os conteúdos de estudos quantitativos a fim de oferecer aos mercados profissionais mais habilitados.

Os principais objetivos de um Curso de Administração da FADICT levam em conta a necessidade de propiciar meios, conhecimentos e técnicas para o estudante desenvolver suas aptidões e habilidades através da integração teórica prática das atividades desenvolvidas no curso.

Há, pelo menos, três tipos de habilidades necessárias para que o Administrador possa executar com eficácia o processo administrativo nas organizações: a habilidade técnica, a humana e a gerencial. A habilidade técnica consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, por meio de sua instrução, experiência e educação; a habilidade humana consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações; E a gerencial que consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização como um todo e o ajustamento do comportamento das pessoas que a compõem.

Assim, o objetivo principal da Ciência de Administração é o desenvolvimento dessas habilidades nos indivíduos. Em outros termos, o curso deve levá-los ao aprendizado e ao desenvolvimento da capacidade de pensar, de definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções para seus problemas. A meta principal é formar profissionais na área da Administração, preparando-os para exercício de cargos e funções correlatas com responsabilidade social e comprometimento organizacional, consoante com a missão apresentada em seus aspectos de flexibilidade, adaptabilidade, justiça e ética profissional.
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